INTRODUÇÃO
"Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor" (Ef 4.2).
Paulo no texto acima introduz quatro graças que são elementos essenciais naquela vida "digna", que é apropriada a vida do cristão. Estas quatro graças não esgotam o assunto. Como o restante desta passagem, elas se referem a características que são críticas se a igreja desejar experimentar o amor e a unidade.
HUMILDADE. Na cultura grega, humildade era uma expressão de desprezo aplicada aos que eram inferiores socialmente. No NT a palavra é positiva, representando a avaliação adequada que uma pessoa faz de si mesma em relação a Deus e aos outros. A pessoa humilde vê os outros como pessoas de grande valor porque elas são amadas por Deus e encontra satisfação ao servi-las.
MANSIDÃO. Aqui também tem o sentido de consideração. As palavras derivadas desta raiz sugerem uma qualidade suave, calmante. Em lugar de provocar discórdia, uma pessoa mansa tende a gerar um clima pacífico e harmonioso ao seu redor.
PACIÊNCIA. Ser paciente é ter a capacidade de autocontrole que capacita uma pessoa a continuar amando e perdoando apesar das provocações.
SUPORTANDO. Este termo também é sinônimo de "aguentando" até que a provação termine.
CONCLUSÃO
Basicamente, Paulo nos deu uma explicação clara do amor que ele deseja que os membros da igreja exibam. Se vivermos nestes termos, uns com os outros, aprenderemos o que é o amor, e sentiremos o amor que Cristo tem por cada um de nós.
Nenhum comentário:
Postar um comentário